Aprenda a ficar centrado

Não importa quais sejam suas preocupações, ou quais os problemas com que você se defronta; aprender a ficar centrado pode ajudá-lo. Centrar-se é uma qualidade que traz harmonia, equanimidade, e equilíbrio para sua vida. Uma pessoa centrada consegue ficar calma no meio de uma crise e consegue tomar normalmente decisões sábias e apropriadas. Centrar-se também o ajuda a não se sentir aborrecido ou irritado com pequenas coisas e o auxilia a manter-se tranquilo. Como a palavra sugere, estar centrado significa estar em equilíbrio com os eventos e Ficar Centradocircunstâncias da vida. Centrar-se o ajudará a lidar com a família, suas contas, sua casa e decisões importantes.

A maneira mais fácil de aprender a centrar-se é concentrar-se no momento presente. Ao prestar atenção a seus próprios pensamentos, você pode aprender a detectar quando sua atenção está se desviando para o passado ou para algum ponto no futuro. De maneira geral, se você está se sentindo estressado, sua mente estará em dois lugares – no passado ou no futuro. E se você observar como se sente quando sua mente está em um lugar diferente do aqui e agora, verá como é dominado pelo estresse e como as coisas o aborrecem facilmente.

Quando, por exemplo, está pensando em como está ocupado e quantas coisas tem que fazer ainda naquele dia, se alguém lhe pergunta algo, por mais simples que seja, dar uma resposta pensada soa como uma tarefa a mais. Sua concentração está em outra parte. Amplia sua carga de trabalho e torna tudo mais difícil e exigente.

Se sua atenção está concentrada no momento presente, no entanto, ela o incentiva a fazer uma coisa de cada vez à medida que forem surgindo. Em vez de concentrar-se nas dez coisas que ainda tem por fazer hoje, com atenção dividida, aprenda a focalizar aquela que está fazendo – e depois a próxima – cuidando

de sua atividade com atenção integral. Esse foco concentrado lhe permitirá ser mais eficiente, e assim sua vida começará a parecer menos estressante. Quando você vive sua vida momento a momento, dando a cada momento e evento atenção plena, ela raramente parece pressioná-lo em excesso. E a razão disso é que você fica menos atormentado e distraído pelos eventos em seu passado, bem como por aqueles que ocorrerão em algum ponto no futuro.

Se você aprender a centrar-se e alguém lhe perguntar algo, em meio a um dia agitado, você terá muito mais facilidade em voltar suas baterias e sem tensão desnecessária dar uma resposta. Em vez de se comportar de maneira frenética a maior parte do tempo, estará mais relaxado e à vontade.

Centrar-se traz sentimentos de calma e aconchego. Quando você consegue manter um certo bem-estar, mesmo em meio ao caos, descobre que a vida é muito mais fácil e administrável do que parece quando sua atenção está dispersa e frenética. Em vez de lembrar como ontem foi um dia difícil, ou antecipar a

dificuldade do dia de amanhã, você será capaz de viver o dia de hoje da melhor maneira possível.

 

Fonte: Richard Carlson, Ph.D. em estresse. Não Faça Tempestade em Copo D’água, Editora Rocco.

Tratamento da Ansiedade em Curitiba – Psicologia Previtali