Cérebro e lateridade hemisférica

A diferença nas habilidades manuais e na linguagem mostra essa especificidade de função dos hemisférios, o esquerdo é mais verbal e o direito é mais visual (imagético). No quadro a seguir aparecem as habilidades de cada hemisfério.

cerebro lateridade hemisferica

Funlções do cerebro sobre o corpo visao psicologica

Experiência com os dois hemisférios

Através da observação e de testes apropriados, os cientistas tomaram conhecimento da existência de funções próprias de cada lado do cérebro, o que vem sendo aprofundado e divulgado cada vez mais, havendo grande interesse e receptividade da comunidade científica.

teste de cerebro dividido ambilateralidade

Um dos testes comprovando esses novos conceitos, consistia em pedir ao paciente que fixasse os olhos num ponto colocado no centro de uma tela, que funcionava como anteparo. Em seguida, era projetada a imagem de uma maçã pelo tempo de um a dois décimos de segundo, no lado esquerdo da tela. Logo depois, projetava-se a imagem de uma laranja no lado direito. A imagem da maçã era registrada pelo hemisfério direito, a imagem da laranja pelo hemisfério esquerdo. Quando se perguntava o que ele tinha visto, respondia: “uma laranja”. A seguir, pedia-se que ele tirasse detrás do anteparo, com a mão esquerda (que é dirigida pelo hemisfério direito) o objeto que havia sido projetado na tela: ele retirava uma maçã. Se o médico perguntasse o que segurava na mão, o paciente hesitava um pouco e respondia: “uma laranja” e balançava a cabeça de forma negativa, exprimindo a mensagem do lado direito do cérebro, que não usa palavras. E o hemisfério esquerdo lhe fazia perguntar em voz alta: “Por que estou abanando a cabeça?”.

Carneiro. C. (2002) Lateralidade, Percepção e Cognição. 2002 Revista Cérebro& Mente

Disponível em http://www.cerebromente.org.br/n15/mente/lateralidade.html. Acesso em 13 mai 2014.