Regressão de memória

Arquivo de memória

Os arquivos de memória podem ser acessados em hipnose na hipermnésia (memória aumentada) ou recordar-se de forma nítida de acontecimentos passados.
A revivescência do trauma liberta o paciente da influência repressora do incidente crucial.
Isso acontece quando a mente subjetiva vem à frente e a objetiva recua em consonância com a Teoria da Exclusão Psíquica Relativa.

 

Médica hipnotizando paciente

A regressão é um processo hipnoterapêutico em que a pessoa acessa diretamente seus arquivos de memória. A técnica possibilita cognitivamente voltar-se a camadas mais profundas dos estratos históricos de sua vida através de um estado ampliado da consciência. Esse ato enseja a busca de recursos guardados de um período saudável para ajudar numa fragilidade atual, como também pode oportunizar a ressignificação de incidentes cruciais de suas experiências, recentes ou remotas, armazenados no seu arquivo mnêmico ou arquivos de memória.

O material embora não lembrado permanece latente, não consciente, influenciando o comportamento atual do sujeito, quer de modo produtivo, quer de modo nocivo, neste caso, formando sintomas orgânicos, cognitivos e emocionais. A regressão pelo manejo psicoterapêutico ajuda a mente a se libertar do controle repressor.

Vários são os recursos usados para se chegar a esse estado alterado da consciência. O mais usado é o relaxamento muscular progressivo começando tanto pelos pés como pela cabeça. Embora alguns profissionais prefiram começar pela cabeça, a experiência tem mostrado que o melhor é a escolha do cliente. Esso já é um assentimento de sua parte que soma na indução. Depois vem o descer uma escada rolante, segura e tranquila para um lugar aprazível; viajar numa nuvem amiga e aconchegante; descer um escorrega ou uma ladeira; passar em um túnel; ter um sonho; uma imaginação guiada e outros.

O objetivo é reprocessar o evento ativador do trauma e restaurar o sistema mente-corpo a um estado de forças equilibradas para o enfrentamento do aqui-e-agora em transtornos da personalidade e de hábitos, de dor e na reestruturação cognitiva.

“Muitos problemas para os quais as pessoas procuram auxílio têm origem em eventos ocorridos nos períodos iniciais das suas vidas. Por vezes elas recordam alguns deles, mas a simples reflexão sobre o assunto normalmente piora o problema. Regra geral, essas experiências são completamente esquecidas, ou os aspectos emocionais a elas associados ficam bloqueados. A hipnose pode ser usada para descobrir essas memórias ou emoções ocultas. A regressão pode desvendar experiências verdadeiramente traumáticas, até mesmo profundamente angustiantes e bloqueadas a nível de memória normal”. (Hellmut W.A. Karle in Hipnoterapia)