Relaxamento muscular progressivo de Jacobson

tecnicas de relaxamento muscular progressivo

O Relaxamento Muscular Progressivo de Jacobson, método criado pelo médico fisiologista da Universidade de Harvard, Dr. Edmund Jacobson, mostra que por meio de um plano sistemático abrange os principais grupos musculares do corpo humano.

A alternância entre contração e distensão da musculatura resulta em profundo relaxamento.

Ele junto com os psicólogos F. J. McGuigan e Marigold Edwards fundou a International Stress Management Association (ISMA) nos Estados Unidos, em 1973. De início se chamou Associação para o Avanço do Controle da Tensão. Seu empenho é estimular os profissionais da área e o público em geral a utilizar técnicas de relaxamento que preencham critérios científicos para a clínica.

Embora exista uma tendência a definir o relaxamento referindo-se exclusivamente a seu correlato fisiológico, o relaxamento constitui um típico processo psicofisiológico de caráter interativo, onde o fisiológico e o psicológico interagem sendo partes integrantes do processo como causa e como produto. Sendo assim, qualquer definição de relaxamento deve fazer referência a seus componentes fisiológicos; subjetivos (informes verbais) e comportamentais (aquiescência motora).

Ao relaxar o organismo libera serotonina, uma substância que atua no cérebro e causa sensação de bem-estar. Como aumenta o número de células auxiliares de defesa, o relaxamento é indicado pra prevenir doenças infecciosas. Bom também para que sofre de dor de cabeça crônica, fibromialgia, artrite e síndrome do intestino irritável.

Terapeuta Comportamental em Curitiba