Relaxamento profundo

 

relaxamento profundo com hipnose e psicologiaO relaxamento profundo que é a base da cura mente-corpo ativando recursos no sistema nervoso autônomo, endócrino e imunológico, estimulando as moléculas mensageiras (neuropeptídeos, citocinas, hormônios e neurotransmissores) que modulam o prazer e a emoção, equilibram as defesas, a motivação e o ânimo, regulam o metabolismo e facilitam a criatividade e o bem-estar.

O relaxamento muscular é uma técnica que foi desenvolvida por Jacobson e extensamente utilizada por Wolpe como base para o estabelecimento do contra condicionamento durante a dessensibilização sistemática. Consiste na indução progressiva de relaxamento (rebaixamento da tonicidade) de todos os grupos musculares do cliente, até atingir níveis profundos.

Em geral, o treino é efetuado primeiramente sob comando verbal do terapeuta e transfere-se progressivamente este controle para o cliente.

Não se evidenciam na literatura efeitos terapêuticos que possam ser atribuídos exclusivamente ao relaxamento muscular, apesar de o relato dos clientes e a observação dos terapeutas indicarem que é uma situação bastante calma e tranquilizante para o cliente, induzindo alterações adequadas no estado emocional, mas que não têm longa duração e nem funcionam como aprendizado de uma nova e adequada resposta.

Até o relaxamento comum, que ocorre quando o indivíduo se deita, já percebe-se um efeito calmante. Foi verificado que existe uma relação entre a extinção do relaxamento muscular com as produções de mudanças emocionais opostas à ansiedade.