Ritmo circadiano e psicoterapia

Ritmo-circadiano

Ritmo circadiano e psicoterapia mostra que o organismo vivo precisa do necessário equilíbrio e descanso para uma vida saudável!

A lua completa ciclos ao redor dos planetas que giram ao redor do sol que, por sua vez, também cumpre ciclos ao redor do universo. O dia segue a note. As estações, uma as outras. A maré, a anterior. Em infinitas sucessões, o ritmo envolve todo o universo.

 

Da mesma maneira, os seres vivos cumprem ciclos definidos em suas funções vitais. O florescer das plantas, o amadurecimento das frutas, a migração dos pássaros, a hibernação dos ursos, acompanham os ritmos marcados pelas estações do ano. E mesmo o adormecer e o despertar, o abrir e fechar das flores e alimentação, tudo segue o ritmo circadiano.

 

Certos processos fisiológicos: pressão arterial, secreção de cortisol e do hormônio de crescimento, a temperatura, o fluxo sanguíneo na mucosa nasal e o calibre das vias traqueobrônquicas, exibem um biorritmo próprio. O ritmo está em todas as formas de vida. Também as pessoas têm seu ritmo vital, que influencia os eventos mentais. Uma pessoa estressada acaba por alterar esse ritmo no seu organismo, principalmente, quando altera em excesso o tempo de sono-vigília. O sono é o melhor nutriente para o cérebro. Quando o corpo se vê privado do sono por trabalho ou por doença um alto custo resulta em ser pago. A psicoterapia ao usar estratégias de relaxamento profundo, hipnose e outro métodos de mindfulness ajuda a restaurar a homeostasia do corpo humano.

Consultório de Psicologia em Curitiba – Psicologia Previtali