Sistema Multimodal

Terapia multimodal - piramide em seteO Sistema Multimodal (SMM) é um modelo extenso e profundo, abrangente e criativo, que se estrutura num plano de intervenção terapêutica – o BASIC ID [significando 1. Behavior (Comportamento); 2. Affect (Afeto); 3. Sensation (Sensação); 4. Imagery (Imagem); 5. Cognition (Cognição); 6. Interpersonal (Interpessoal); 7. Drugs-Biology (Drogas-Biologia)] apoiado no Inventário-Histórico de Vida e na Análise Funcional.

O SMM criado por Arnold A. Lazarus, PhD, foca as crises humanas num amplo espectro com base no modelo cognitivo comportamental e nas teorias de aprendizagem social.

O método privilegia a extensão e a profundidade, porque orienta a intervenção terapêutica em sete dimensões através do monograma BASIC ID, significando 1. Behavior (Comportamento); 2. Affect (Afeto); 3. Sensation (Sensação); 4. Imagery (Imagem); 5. Cognition (Cognição); 6. Interpersonal (Interpessoal); 7. Drugs-Biology (Drogas-Biologia).

A terapia multimodal é uma terapia comportamental generalista com o propósito de oferecer tratamento apropriado para cada particularidade. Cada caso é analisado com uma percepção global e ao mesmo tempo numa visão sinóptica. Conforme a questão se instaure serão estabelecidas estratégias personalizadas para o caso específico com suporte na Análise Funcional e da relação terapêutica.

Por essa razão o SMM de Lazarus, às vezes é chamado de Psicoterapia Personalista, uma Psicoterapia Breve e Abrangente.

Psicologia Previtali em Curitiba