Técnicas de visualização

tecnicas de visualizacao psicologiaEstudos avançam na direção das “imagens que curam” usando técnicas de visualização.

Os exercícios trabalham com a realidade subjetiva, interior, e, através desta realidade as imagens modificam a realidade física do indivíduo.

É um grande trunfo que os psicólogos têm nas mãos; ajudam o sujeito a aumentar suas resistências físicas e psíquicas; preparam para que ele possa perceber os momentos difíceis através de outra ótica, deixando-o mais relaxado e confiante o que resulta em reforço de suas defesas imunológicas.

A imaginação, como a emoção, é responsável por descarregar na corrente sanguínea hormônios calmantes ou estimulantes. Estes fazem com que os níveis de linfócitos T ou de imunoglobulina sanguínea aumentem, reforçando assim as defesas do organismo.

A psiconeuroendocrinologia considera que atrás das doenças estão presentes conflitos emocionais. Levar o paciente a identificar sentimentos, visualizar sua dor, criar formas mentais de lidar com a mesma e combatê-la, é tão eficiente quanto imaginar processos curativos. Inúmeros relatos de sucesso com a aplicação desta técnica, têm sido apresentados, até no cuidado de pacientes com câncer (Simonton, 1987).

(JUBRAN, SDK; NICOLAU, MCMC, Contribuições da psicologia no tratamento de pacientes com fibromialgia)