A woman lying on a yoga mat with her eyes closed in meditation

É um sistema terapêutico criado pelo Prof. Dr. Johannes Heinrich Schultz (1884 – 1970), médico psiquiatra e neurologista alemão, que leva ao relaxamento profundo.

Autógeno significa “gerado do interior”. O objetivo é desligar os sistemas de “luta e fuga” relacionados com o stress e ligar o sistema de “descanso, relaxação e diversão”.

O primeiro passo para conseguir o treinamento autógeno é: colocar-se numa posição cômoda que permita relaxar o corpo todo a começar das partes superiores. Com os exercícios sucessivos de relaxamento de forma metódica pode-se chegar facilmente a um certo controle do organismo. Schultz foi profundamente influenciado pela investigação do Professor Oscar Vogt, um psiquiatra que dedicou a sua vida à medicina psicossomática, àquilo que chamava o “problema mente-corpo”. As sugestões consistem em: 1) sensações de peso e calor em suas extremidades; 2) regulação das batidas de seu coração; 3) sensações de tranqüilidade e confiança em si mesmo e 4) concentração passiva em sua respiração.

Clínica de Psicologia em Curitiba